Thymelicus acteon

Thymelicus acteon (Rottemburg, 1775)

Classe: Insecta

Ordem: Lepidoptera

Família: Hesperidae

Género: Thymelicus

Nome-comum: Douradinha-escura

Esta espécie tem uma vasta área de distribuição ocorrendo no Norte de África, Europa do Sul e Central e Médio Oriente. Em Portugal, é comum em todo o país. No entanto, é uma espécie em declínio pelo que consta na Livro Vermelho da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN- “International Union for Conservation of Nature”) com o estatuto de “Quase ameaçada – Near Threatened”.

Esta espécie tem como habitat preferencial pradarias em flor.

Os adultos observam-se entre Abril e Agosto e a espécie reproduz-se apenas uma vez por ano (1 geração – univoltina). A postura é constituída por ovos achatados e amarelados. A lagarta, de cor verde, alimenta-se à noite de gramíneas do género Bromus, onde constrói o seu casulo e hiberna. A crisálida é verde.

As borboletas desta espécie só ficam activas quando o tempo está quente, soalheiro e calmo. Nessa altura, o seu vôo em ziguezague é rápido e muito difícil de seguir. Raramente voam mais de 3 ou 4 metros de distância de cada vez, mas durante as suas vidas podem percorrer  mais de 100 metros.

 

Bibliografia:

Maravalhas E, Garcia-Pereira P & Schmitt T. 2003. Monografia (Continente). Família Hesperidae. In As Borboletas de Portugal. Maravalhas E (ed.). Pp. 173-190.

Redondo V, Gastón J & Vicente JC. 2010. Las Mariposas de España peninsular. Manual Ilustrado de las especies diurnas Y nocturnas. Prames Ediciones. Zaragoza. 405 pp.

Links:

Naturdata

Fauna Europea

EOL Encyclopedia of Life

Anúncios