Callophrys rubi

Callophrys rubi (Linnaeus, 1758)

Classe: Insecta

Ordem: Lepidoptera

Família: Lycaenidae

Género: Callophrys

Nome-comum: Verdinha-comum

A distribuição desta espécie abrange o Norte de África, Europa, Ásia Menor e Sibéria. Em Portugal existe em todo o país e é abundante.

O habitat desta espécie é bastante diversificado incluindo terrenos incultos com arbustos (em particular sebes de Rubus fruticosus), estepes secas, clareiras de florestas,  zonas húmidas, etc.

Os adultos observam-se de Março a Junho e reproduzem-se uma vez por ano (1 geração – univoltina). As fêmeas fazem a postura em grupos. Os ovos apresentam micro-alvéolos e são verdes. As lagartas são verdes possuindo pêlos e riscas escuras. As plantas hospedeiras incluem  o caldoneiro (Echinospartum ibericum), erva-mata-pulgas (Dorycnium pentaphylum), luzerna (Medicago sativa), Genista spp., giesta-branca  (Cytisus multiflorus),  entre outras.  As crisálidas são castanhas e hibernam no interior de formigueiros.

A crisálida produz um som, como um guincho, que serve para atrair formigas, que a carregam para o seu ninho subterrâneo. A crisálida segrega  uma substância açucarada que as formigas ingerem. Em troca, a crisálida fica protegida contra os seus predadores naturais.

 

Bibliografia:

Maravalhas E, Garcia-Pereira P & Schmitt T. 2003. Monografia (Continente). Família Lycaenidae. In As Borboletas de Portugal. Maravalhas E (ed.). Pp. 214-253.

Redondo V, Gastón J & Vicente JC. 2010. Las Mariposas de España peninsular. Manual Ilustrado de las especies diurnas Y nocturnas. Prames Ediciones. Zaragoza. 405 pp.

Links:

Naturdata

Fauna Europea

EOL Encyclopedia of Life

Anúncios