Lycaena phlaeas

Lycaena phlaeas (Linnaeus, 1761)

Classe: Insecta

Ordem: Lepidoptera

Família: Lycaenidae

Género: Lycaena

Nome-comum: Acobreada

Esta espécie distribui-se pelo Norte de África, Europa, Ásia e América do Norte. Em Portugal encontra-se em todo o território e é frequente.

Esta espécie ocupa uma grande variedade de habitats como terrenos incultos arenosos e arbustivos, pradarias, estepes rochosas, clareiras de florestas, etc.

Os adultos voam entre Março e Novembro. A espécie reproduz-se três vezes por ano (3 gerações – trivoltina). A postura é feita individualmente sobre azedas (Rumex acetosae e Rumex acetoseI). As lagartas são verdes escuras com uma risca vermelho-rosada e hiberna. As crisálidas são castanhas-amareladas e escondem-se entre a manta morta.

Em dias solarengos, esta espécie é muito activa e rápida. Os machos são territoriais, estabelecendo pequenos territórios que defendem vigorosamente de outros machos e outros insectos. Além disso, a sombra de uma ave é suficiente para provocar uma resposta. Perseguem as fêmeas e o acasalamento ocorre, geralmente, na vegetação.

 

Bibliografia:

Maravalhas E, Garcia-Pereira P & Schmitt T. 2003. Monografia (Continente). Família Lycaenidae. In As Borboletas de Portugal. Maravalhas E (ed.). Pp. 214-253.

Redondo V, Gastón J & Vicente JC. 2010. Las Mariposas de España peninsular. Manual Ilustrado de las especies diurnas Y nocturnas. Prames Ediciones. Zaragoza. 405 pp.

Links:

Naturdata

Fauna Europea

EOL Encyclopedia of Life