Polyommatus icarus

Polyommatus icarus (Rottemburg, 1775)

Classe: Insecta

Ordem: Lepidoptera

Família: Lycaenidae

Género: Polyommatus

Nome-comum: Azulinha-comum

A distribuição desta espécie engloba o Norte de África, Europa e Ásia. Em Portugal encontra-se em todo o país e é comum.

Esta espécie tem como habitat preferencial pradarias floridas, mas também ocorre em áreas arbustivas incultas, orlas de campos agrícolas, clareias de florestas e jardins.

Os adultos observam-se entre Março e Outubro e reproduzem-se várias vezes por anos (3 ou 4 gerações – tri ou polivoltina). As fêmeas fazem a postura de ovos esbranquiçados sobre as flores das plantas hospedeiras das lagartas, nomeadamente, trevos (Trifolium spp.), cornichão (Lotus spp.), luzerna (Medicago sativa), gatunhas (Ononis spp.). As lagartas são verdes com um padrão sinuoso, têm actividade diurna e são hibernantes. Têm uma associação com as formigas que as protegem contra predadores, alimentando-se por sua vez de uma substância açucarada produzida pela lagarta.  As crisálidas são verdes acastanhadas com uma risca longitudinal dorsal escura. Alojam-se na base das plantas hospedeiras e quando se formam atraem formigas (provavelmente através de feromonas) que rapidamente as cobrem com folhas e partículas de manta morta.

Em dias encobertos as borboletas desta espécie pousam, frequentemente, em ervas baixas com as asas meio abertas. Em condições nubladas mas mornas, às vezes aquecem-se com as asas completamente abertas. Em dias quentes e soalheiros voam activamente de flor em flor. Durante a noite dormem de cabeça para baixo no topo das gramíneas, muitas vezes, em grupos de 4 ou 5 indivíduos. Este comportamento, é uma estratégia de sobrevivência eficaz, mantendo-os fora do alcance de ratos e outros predadores noturnos.

 

Bibliografia:

Maravalhas E, Garcia-Pereira P & Schmitt T. 2003. Monografia (Continente). Família Lycaenidae. In As Borboletas de Portugal. Maravalhas E (ed.). Pp. 214-253.

Redondo V, Gastón J & Vicente JC. 2010. Las Mariposas de España peninsular. Manual Ilustrado de las especies diurnas Y nocturnas. Prames Ediciones. Zaragoza. 405 pp.

Links:

Naturdata

Fauna Europea

EOL Encyclopedia of Life