Satyrium esculi

Satyrium esculi (Hübner, 1804)

Classe: Insecta

Ordem: Lepidoptera

Família: Lycaenidae

Género: Satyrium

Nome-comum: Castanhinha-dos-carvalhos

 Esta espécie tem uma distribuição limitada ao Norte de África, Península Ibérica, Sudoeste de França e Itália. Em Portugal existe em todo o país e é vulgar.

O habitat preferencial desta espécie consiste em bosques de carvalhos e suas orlas, áreas floridas quentes e secas,  e encostas com arbustos.

Os adultos voam entre Abril e Agosto e reproduzem-se uma vez por ano (1 geração – univoltina).  As fêmeas fazem a postura em pequenos grupos sobre as plantas. Os ovos apresentam micro-alvéolos e hibernam nesta fase. As lagartas são verdes com pêlos e duas riscas dorsais.. Formam associação com formigas do género Camponotus. As suas plantas hospedeiras compreendem o carrasco (Quercus coccifera) e a azinheira (Quercus ilex).  As crisálidas são castanhas com pelugem e com manchas negras.

As borboletas desta espécie são bastante sedentárias e por isso podem passar facilmente despercebidas, mesmo quando abundantes. Quando activas, voam de forma rápida à volta de arbustos de carvalho, pousando ocasionalmente para recolherem néctar. São particularmente atraídas por flores pertencentes ao género Helichrysum.

 

Bibliografia:

Maravalhas E, Garcia-Pereira P & Schmitt T. 2003. Monografia (Continente). Família Lycaenidae. In As Borboletas de Portugal. Maravalhas E (ed.). Pp. 214-253.

Redondo V, Gastón J & Vicente JC. 2010. Las Mariposas de España peninsular. Manual Ilustrado de las especies diurnas Y nocturnas. Prames Ediciones. Zaragoza. 405 pp.

Links:

Naturdata

Fauna Europea

EOL Encyclopedia of Life

Anúncios