Euphydryas aurinia

Euphydryas aurinia (Rottemburg, 1775)

Classe: Insecta

Ordem: Lepidoptera

Família: Nymphalidae

Género: Euphydryas

Nome-comum: Fritilária-dos-lameiros

Com uma grande área de distribuição esta espécie encontra-se no Norte de África, Europa e Ásia. Em Portugal ocupa todo o país e é comum.  No entanto, é uma espécie em declínio na Europa Central e em Portugal está em regressão no litoral e zonas urbanas com maior pressão humana. Por esta razão é a única espécie de borboletas em Portugal protegida pela “Convenção de Berna” e pela Diretiva Europeia “Espécies e Habitats”.

Esta espécie ocorre em diferentes tipos de habitats, preferindo orlas de campos de madressilva e de pântanos, prados húmidos e abrigados.  Também se pode observar em prados de solos calcários, florestas de folhosas e sistemas agro-florestais de Quercus spp.

Os adultos voam entre Março e Junho, reproduzindo-se uma vez por ano (1 geração –  univoltina). A postura é feita em grandes grupos, em várias camadas, sob as folhas das plantas hospedeiras, madressilvas (Lonicera implexa,  Lonicera periclymenum e Lonicera etrusca), Succisa pratensis, Iíngua-de-ovelha (Plantago lanceolata) e suspiros-roxos (Scabiosa spp.). As lagartas são escuras, gregárias e hibernam. As crisálidas são claras com faixas pretas e pontos cor de laranja.

As lagartas jovens vivem em teias comunitárias tecidas entre as folhas das plantas hospedeiras, tornando-se visíveis no final de agosto. No Outono as lagartas constroem teias mais resistente e mais perto do solo, onde permanecem durante o Inverno. Na Primavera, começam a dispersar-se tornando-se solitárias, altura em que procuram lugar para crisalidar. Por ainda ser abundante em Portugal, esta espécie pode ser usada como modelo ecológico para prever consequências de alterações globais e fragmentação do habitat.

 

Bibliografia:

Maravalhas E, Garcia-Pereira P & Schmitt T. 2003. Monografia (Continente). Família Nymphalidae. In As Borboletas de Portugal. Maravalhas E (ed.). Pp. 254-295.

Redondo V, Gastón J & Vicente JC. 2010. Las Mariposas de España peninsular. Manual Ilustrado de las especies diurnas Y nocturnas. Prames Ediciones. Zaragoza. 405 pp.

Links:

Naturdata

Fauna Europea

EOL Encyclopedia of Life

IUCN

Blogues Publico Borboletário

Anúncios