Hipparchia statilinus

Hipparchia statilinus (Hufnagel, 1766)

Classe: Insecta

Ordem: Lepidoptera

Família: Nymphalidae

Género: Hipparchia

Nome-comum: Preta-comum

A distribuição desta espécie inclui o Nordeste de África, Europa do Sul e Central e Ásia Menor. Em Portugal encontra-se em todo o território, é frequente a Norte do Tejo mas pouco comum a Sul.

Esta espécie tem como habitat preferencial campos abertos, pedregosos e secos, soalheiros e com gramíneas.

Os adultos voam entre Abril e Setembro e reproduzem-se uma vez por ano (1 geração – univoltina). A postura de ovos esbranquiçados, é feita individualmente sobre gramíneas secas. As lagartas são verdes ou amareladas com estrias escuras e hibernam. Alimentam-se de gramíneas, nomeadamente, Avenula gervasii, erva-da-conta (Arrhenaterum elaticus), bromo-de-Schrader (Bromos unioloides), Brachypodium phoenicoides e  Festuca ovina. As crisálidas são castanhas com riscas horizontais escuras e alojam-se no solo entre a vegetação seca.

As borboletas destas espécie nunca repousam com as asas abertas. Normalmente descansam em troncos de árvores à sombra para se protegerem do sol quente. Pelo contrário, pousam ao sol sobre pedras ou no solo quando precisam de aquecer, por exemplo, antes de levantar voo.

 

Bibliografia:

Maravalhas E, Garcia-Pereira P & Schmitt T. 2003. Monografia (Continente). Família Nymphalidae Subfamília Satyrinae. In As Borboletas de Portugal. Maravalhas E (ed.). Pp. 296-324.

Redondo V, Gastón J & Vicente JC. 2010. Las Mariposas de España peninsular. Manual Ilustrado de las especies diurnas Y nocturnas. Prames Ediciones. Zaragoza. 405 pp.

Links:

Naturdata

Fauna Europea

EOL Encyclopedia of Life

IUCN

Anúncios