Vanessa atalanta

Vanessa atalanta (Linnaeus, 1758)

Classe: Insecta

Ordem: Lepidoptera

Família: Nymphalidae

Género: Vanessa

Nome-comum: Almirante-vermelho

Esta espécie encontra-se no Norte de África, Europa, Ásia, e América do Norte. Migra na Primavera para o Norte da Europa. Em Portugal é muito comum.

Esta espécie tem como habitat preferencial zonas floridas na orla de florestas pouco frondosas.

Os adultos voam durante todo o ano, mas no Inverno diminuem a actividade e suspendem a reprodução (diapausa). No Algarve observa-se, por vezes, uma diapausa estival. Esta espécie reproduz-se duas a três vezes por ano (2 ou 3 gerações – bi ou trivoltina). As fêmeas põem os ovos, de cor verde com estrias verticais, isoladamente em folhas de urtiga (Urtica spp.) ou de parietária (Parietaria spp.). As lagartas são espinhosas e escuras apresentando uma faixa lateral amarela. A crisálida é castanha.

As lagartas desta espécie fazem um ninho interligando as folhas da planta hospedeira com fios de seda, protegendo-se assim contra os seus predadores. No inverno, os adultos permanecem com as asas fechadas em troncos de carvalhos evitando potenciais predadores. No entanto, em dias de sol podem ser observados a voar. Os machos desta espécie são territoriais e fazem “hill-topping(comportamento reprodutor dos machos que consiste em voar até ao topo de colinas onde permanecem à espera das fêmeas).

 

Bibliografia:

Maravalhas E, Garcia-Pereira P & Schmitt T. 2003. Monografia (Continente). Família Nymphalidae. In As Borboletas de Portugal. Maravalhas E (ed.). Pp. 254-295.

Redondo V, Gastón J & Vicente JC. 2010. Las Mariposas de España peninsular. Manual Ilustrado de las especies diurnas Y nocturnas. Prames Ediciones. Zaragoza. 405 pp.

Links:

Naturdata

Fauna Europea

EOL Encyclopedia of Life

Blogues Publico Borboletário

Anúncios