Zerynthia rumina

Zerynthia rumina (Linnaeus, 1758)

Classe: Insecta

Ordem: Lepidoptera

Família: Papilionidae

Género: Zerynthia

Nome-comum: Borboleta-carnaval

Esta espécie tem uma área de distribuição que abrange o Norte de África, a Península Ibérica e Sul de França. Em Portugal, ocorre em todo o país, mas está em regressão devido à destruição do seu habitat.

A espécie tem como habitat preferencial terrenos incultos bordeados de arvoredo e encostas rochosas e floridas.

Os adultos encontram-se a voar entre Fevereiro e Junho, especialmente em dias soalheiros e reproduzem-se uma vez por ano (1 geração –univoltina). Os ovos são colocados isoladamente ou no máximo de 3, nas folhas de plantasdo género Aristolochia. As lagartas, de cor avermelhada e com espinhos, alimentam-se das folhas desta planta hospedeira. As crisálidas castanhas, são miméticas, assemelhando-se a um pequeno pedaço de madeira. Hibernam durante nove meses, podendo permanecer nesta fase até 3 anos, enquanto as condições ambientais não forem favoráveis.

O nome vulgar desta espécie, borboleta-carnaval, deve-se ao facto de a sua época de vôo começar em meados de Fevereiro, altura do Carnaval e por apresentar um padrão de cores alegórico.

 

Bibliografia:

Maravalhas E, Garcia-Pereira P & Schmitt T. 2003. Monografia (Continente). Família Papilionidae. In As Borboletas de Portugal. Maravalhas E (ed.). Pp. 191-195.

Redondo V, Gastón J & Vicente JC. 2010. Las Mariposas de España peninsular. Manual Ilustrado de las especies diurnas Y nocturnas. Prames Ediciones. Zaragoza. 405 pp.

Links:

Naturdata

Fauna Europea 

EOL Encyclopedia of Life

Blogues Publico Borboletário

Anúncios