Pontia daplidice

Pontia daplidice (Linnaeus, 1758)  

Classe: Insecta

Ordem: Lepidoptera

Família: Pieridae

Género: Pontia

Nome-comum: Esverdeada

Esta espécie tem uma vasta área de distribuição encontrando-se no Norte de África, Sudoeste da Europa e Ilhas Atlânticas e Ásia. Migra para o Norte da Europa no Verão. Em Portugal é abundante.

Esta espécie tem um habitat muito diversificado, sendo normalmente encontrada em áreas incultas, encostas e solos pedregosos ou arenosos com pouca vegetação e em pradarias em flor.

Os adultos voam de Fevereiro a Setembro. Espécie com duas ou três gerações por ano (bi ou trivoltina). A postura é feita em crucíferas e resedáceas: reseda (Reseda spp.), mostarda (Sinapis spp.), erva-dos-cantores (Sisymbrium spp.) entre outras. A lagarta apresenta uma cor azulada, com faixas longitudinais amarelas e pintas negras. A crisálida é verde ou castanha, com pontos negros e hiberna.

Há alguns indícios de que esta espécie se pode associar a formigas.

 

Bibliografia:

Maravalhas E, Garcia-Pereira P & Schmitt T. 2003. Monografia (Continente). Família Pieridae. In As Borboletas de Portugal. Maravalhas E (ed.). Pp. 196-213.

Redondo V, Gastón J & Vicente JC. 2010. Las Mariposas de España peninsular. Manual Ilustrado de las especies diurnas Y nocturnas. Prames Ediciones. Zaragoza. 405 pp.

Links:

Naturdata

Fauna Europea

EOL Encyclopedia of Life

IUCN

Anúncios